Com a crescente disputa por talentos, as empresas de hoje estão cada vez mais despendendo esforços para atrair e reter bons profissionais através da gestão baseada em valores.

De acordo com a última pesquisa das melhores empresas para você trabalhar da Revista Exame, o salário e os benefícios já não são itens primordiais na atração e retenção de talentos. Ora, se salário e benefícios não são mais prioridades, o que de fato esses profissionais almejam?

Hoje em dia esses talentos estão buscando empresas que tenham uma cultura organizacional compatível com suas crenças e valores. Diante dessa realidade, as organizações estão disseminando seus valores, visando à atração de potenciais profissionais, mesmo em momentos que não haja contato pessoal com o candidato, como por exemplo, na fase inicial do recrutamento.

Vale ressaltar que existe uma grande diferença entre os valores declarados (aqueles publicados em mural, site, painel de comunicação interna e intranet) e aqueles que são verdadeiramente praticados pela empresa. Não adianta a organização ter no seu conjunto de valores “valorização do ser humano”, sendo que no primeiro momento de crise a primeira ação tomada é a demissão em massa.

Para a empresa colocar em prática a gestão baseada em valores, é necessário viabilizar sua aplicação por meio das atitudes diárias dos colaboradores, principalmente da área de recursos humanos e os gestores de linha. Quando esses valores são bem difundidos e praticados, existe um padrão comportamental, que sendo positivo, torna a organização mais produtiva e mais interessante para atração e retenção de talentos.

Segundo o Consultor Richard Barrett, autor do livro Libertando a alma da empresa, quando os valores de um indivíduo são os mesmos da organização na qual ele trabalha, existe um alinhamento de valores. E para fazer um diagnóstico sobre a existência ou não desse alinhamento, é necessário além de mapear os valores da organização, identificar os valores do indivíduo.

Nessa hora o papel da área de seleção da empresa é fundamental para realização do alinhamento. Através de instrumentos avaliativos é possível o profissional de seleção identificar quais são os valores do candidato e se estes são condizentes aos da organização.

Hoje é possível encontrar consultorias especializadas que além de realizar a seleção baseada em competências, desenvolvem trabalhos com foco na seleção por valores, que visam identificar candidatos que tenham afinidades com as necessidades da organização.

Sabemos da dificuldade de encontrar e reter os talentos nas empresas nos dias atuais, ainda mais considerando a entrada de uma grande população chamada Geração Y. Para vencer mais esse obstáculo é necessário que os colaboradores estejam alinhados e orientados pela missão, visão e principalmente os valores.

E sua empresa? Está pronta para atrair e reter os talentos através da gestão baseada em valores? Pense nisso!


Edgar Nascimento é graduado em Administração de Empresas com formação específica em Recursos Humanos e pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). Associado à ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e autor de vários artigos sobre Recrutamento e Seleção e Gestão de Carreira. Possui mais de 5 anos de experiência na área de Recursos Humanos em consultoria, com resultados expressivos em projetos de Gestão de Carreira, Recrutamento & Seleção e Treinamento & Desenvolvimento.